espectros
É o conjunto formado pelas cores obtidaa através da dispersão dos componentes da luz. Podendo ser um espectro contínuo, descontínuo, de absorlao e de emissão.
No início do século XVIII, o famoso Isaac Newton fez a luz solar passar por um prisma, onde está foi decomposta nas sete cores do arco-íris, obtendo assim um espectro contínuo.
Existem 4 tipos de espectros, que podem ser classificados de duas formas: segundo o método de obtenção da radiação (espectros de emissão ou de absorção) ou segundo o seu aspecto (descontínuos ou contínuos), que são:
1. Espectro Contínuo
É um espectro que possui energias distribuídas continuamente em uma certa faixa de valores, em oposição ao espectro discreto ou de riscas, que contém apenas energias de certos valores bem definidos.
Os espectros contínuos são dados pelos corpos que se encontram no estado sólido ou líquido. Para se obter um espectro contínuo é necessário aquecer o corpo a altas temperaturas.
O carácter de um espectro c1ntínuo e o próprio fato da sua existência é determinado não só pelas propriedades de cada um dos átomos que irradiam, mas também pela interacção destes átomos uns com os outros.
Os gases não têm espectros contínuos. Os líquidos e corpos sólidos diferenciam-se dos gases, em primeiro lugar, pelo fato dos seus átomos interactuarem fortemente.
O espectro contínuo também é dado pelo plasma a altas temperaturas. as ondas electromagnéticas são irradiadas pelo plasma quando chocam electrões com iões.
Locais de Ocorrência
Ocorre na emissão da radiação beta , nos raios-X de aparelhos médicos e também emissão térmica de materiais incadescendentes quando aquecidos, por exemplo, emite um espectro contínuo.
2. Espectro Descontínuo
Espectro descontínuo (de riscas), também chamados espectros de raias, são, ao contrário, aqueles em que aparecem apenas certos comprimentos de ondas específicos, não havendo energia associada aos demais comprimentos de onda não apresentando contínuo de radiação, mas