Apesentar a um grande publico
Os artrópodes são animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral, sistema digestório completo e corpo segmentado, na maioria dos artrópodes, ocorrem fusão de metâmeros para formar certas partes do corpo, genericamente denominadas tagmas. Nos insetos, por exemplo, a cabeça resulta da fusão dos seis metâmeros anteriores.
Apêndices articulados.
Umas das marcas registradas dos artrópodes que do nome ao filo, e a presença de apêndices articulados, especializados em diversas funções ‘ andar, nadar, obter alimento, perceber estímulos químicos, ou mecânicos. Durante a evolução alguns metâmeros deixam de ter apêndices, em quanto outros tiveram seus apêndices modificados adaptando se a novas funções. Apêndices das regiões torácica e abdominal originaram pernas ou nadadeiras de diferente tipo, dependo do grupo de artrópodes.
Exoesqueleto muda e crescimento corporal.
O Corpo dos artrópodes e revestidos externamente por uma armadura leve e resistente, o exoesqueleto, do grego exoes, fora, exterior constituído basicamente pelo polissacarídeo nitrogenado quitina. E muitos crustáceos a malha quitinosa e impregnada de carbonato de cálcio constituindo uma couraça dura espessa, como ocorre em caranguejo e lagostas. A troca de exoesqueleto, denominada muda, ou ecdise, pode ocorrer varias vezes no decorrer da vida do animal. Durante a muda a epiderme secreta um novo esqueleto de baixo do antigo, que sofre uma rachadura dorsal e permite a saída dos artrópodes como seu novo esqueleto.
Crustácea (crustáceos).
O crustáceos – camarões, lagostas, caranguejos, siris, cracas, tatuzinhos- de –jardins etc... São animais bem conhecidos, com numero de espécies estimado entre 30 mil e 40 mil. A maioria dos crustáceos tem os corpos divididos em duas tagmas – cefa – lotorax e abdome e apresenta dois pares antenas. O exoesqueleto retino só e, em geral impregnado de substancias calcaria que tornam rígidos como