Aparelhos ideológicos
AL. OF- ALDIVAN 2 PEL.
O livro Aparelhos ideológicos de Estado, o autor defende a tese que o Estado é uma entidade autônoma e quase absoluta, Por causa disso o Estado controla, planeja e orienta tudo dentro da vida social. E o Estado realiza essa gigantesca tarefa por meio dos Aparelhos Ideológicos do Estado (AIE). Para Althusser, o Estado usa os AIE para orientar e controlar a cultura e as consciências individuais.
Contudo devemos diferenciar o Poder do Estado de aparelho do Estado, onde o Poder do Estado e uno e não se divide e os aparelhos do Estado sao dividido em: Governo, a administração, o exercito, a policia, os tribunais, as prisões. Dentro desse prisma se subdivide em aparelhos ideológicos do Estado e aparelho repressivo do Estado.
Os aparelhos ideológicos do Estado são compostos por diferentes instituições tais como: as igrejas, a escola, a família, o justiça, a política, sindicatos e outros, já o aparelho repressivo e composto pela Policia, as prisões e demais. Onde o termo repressivo indica que esses aparelhos funcionam pela violência seja ela física ou não.
A nobreza se utiliza desses aparelhos ideológicos como forma de perpetuar a desigualdade social, fazendo que a classe trabalhadora não se utilize apenas de sua qualificação mais sim que seja submissa as normas de uma ideologia dominante.
Para Althusser, em uma pirâmide social as bases que são a classe produtiva, não há como o cume sustentar, o que comprova ser dependente daquele, embora este ultimo que detém o poder sobre o poder e a ideologia, caracterizando-se como classe dominante,onde este estado nada mais e que um reflexo da classe dominante.
A ideologia que e aplicada pela AIE e a ideologia das elites dominantes, que reproduzem o poder repressivo e ideológico com finalidade de manter a propriedade privada e o trabalho assalariado, onde tais aparelhos são unificados por uma ideologia dominante. Que todos esses