Aparelhos ideológicos do estado
Após a morte do pai, sua mãe se mudou, junto com sua irmã e ele para Marseille, onde passou quase toda a infância e juventude. Com dezenove anos fezparte da juventude católica francesa e em 1948 filiou-se ao partido comunista Francês, no mesmo ano em que tornou-se professor da Ecole Normale Supérieure.
Em 1939 foi convocado para lutar na segunda guerra mundial, permanecendo, a maior parte da guerra preso em um campo de concentração (de1940 a 1945). Isso, somado a diversos outros problemas na sua infância e juventude, geraram uma pessoa com diversos danos psíquicos que o acompanharam por toda vida. Em um surto psicótico, em 1980, Althusser assassinou sua esposa, por estrangulamento. Foi inocentado por ter sido considerado incapaz e permaneceu internado em uma instituição psiquiátrica até1983 quando se mudou para o norte de Paris e viveu recluso até sua morte, em 1990.
A tradição marxista baseava-se no formalismo, denominando o Estado como um aparelho repressivo, onde a classe dominante, a burguesia, assegurava sua dominação sobre a classe operária para explorá-las de diversas formas, pois o estado é uma força de execução e de intervenção repressiva a poder das classes dominantes. Os clássicos do marxismo trataram o Estado com uma realidade mais complexa do que a teoria Marxista de Estado, introduziram a figura dos aparelhos ideológicos do Estado, que tem por base a ideologia, caracterizando-se por instituições distintas e especializadas, como a religião, a família, a escola, sindicatos, entre outros.
Louis Althusser para tratar de aparelhos ideológicos, fez parte da corrente estruturalista, tendo como base as idéias de Marx, mostrando a relação entre as classes dominantes e as reprimidas, com vista nisso, falava sobre a reprodução das forças produtivas e as relações de produção