Aparelhos ideológicos do estado
Althusser considera que toda formação social é resultado de um modo de produção dominante, dizendo que o processo de produção aciona as forças produtivas existentes em e sob relações de produção definidas.
Toda formação social para existir, ao mesmo tempo em que produz, e para poder produzir, deve reproduzir as condições de sua produção. E portanto ela deve-se reproduzir:
As forças produtivas que se dividem em duas, são elas: A Reprodução dos meios de produção, que consiste na reprodução das coisas materiais, na reposição do que já se esgotou ou é tudo aquilo se utiliza na produção; A reprodução da força de trabalho, é reproduzida fora da empresa, e é assegurada ao se dar força de trabalho o meio de material de se reproduzir: o salário, e representa apenas a parte do valor produzido pelo gasto da força de trabalho.
Reprodução das relações de produção, antes de Althusser explicar: reprodução das relações de produção, explica o que é sociedade.
Infra-estrutura e Superestrutura
A concepção de Marx é que: a estrutura da sociedade é constituída por níveis ou instancias estas, articuladas por uma determinação especifica: a Infra-estrutura que ele também a chama de base econômica, e a superestrutura esta compreende dois níveis: o jurídico-político (o direito e o Estado) e o ideológico.
O Estado
Clássicos do marxismo diz que o Estado é, um aparelho do Estado e explicitamente um aparelho repressivo, permitindo às classes dominantes assegurar a sua dominação sobre a classe operária.
O aparelho que define o Estado como força de execução e de intervenção repressiva a serviço das classes dominantes é o próprio Estado.
Aparelhos Ideológicos de Estado
Há uma distinção entre Aparelho (repressivo) de Estado (AE) e Aparelho Ideológicos de Estado (AIE).Como já antes explicado o AE é o próprio Estado em si, são exemplos a policia, o governo, os tribunais. O AIE se denomina ao setor privado, tem seu funcionamento através de