Aparelhos ideologicos de estado
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
Edna Gomes,
OS CIMOS
BELO HORIZONTE, JUNHO DE 2012. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
Edna Gomes,
OS CIMOS
Trabalho de pesquisa sobre o conto “Os Cimos” do livro Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa, apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade do Estado de minas Gerais como exigência curricular de; Estudos Filosóficos: Sociedade e Educação.
Professor: Ricardo
BELO HORIZONTE, JUNHO DE 2012. INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é investigar a partir da leitura do conto “Os Cimos” a concepção de infância e tentar relaciona-lo com alguns dos textos já lidos no decorrer do curso de Pedagogia, dando ênfase especial aos textos da disciplina de Filosofia. Vamos as primeiras observações.
À primeira vista, a leitura do conto, os Cimos do livro Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa pode, falsamente parecer difícil e a linguagem soar erudita e ininteligível, mas a primeira vista esta pode ser uma avaliação precipitada. Na verdade o autor Guimarães Rosa busca recuperar a fala das personagens do sertão mineiro; a poesia presente nas imagens narradas, sons e estruturas são de uma linguagem que esta á margem da norma estabelecida pelos padrões urbanos.
A relação com a morte e com o desejo de imortalidade está presente na obra, podendo-se perceber também que no decorrer do conto o narrador configura sua experiência de forma diferente, atravessando estágios emocionais distintos, conforme o ponto do percurso em que se encontrava. Pode-se observar uma identificação do narrador com o protagonista como se ele espelhasse na sua própria trajetória de infância, como se assim universalizasse, de certa forma, essa travessia. Ou seja, tentando mostrar o que há de comum na infância de cada menino nessas delicadas passagens, em seus estados de alma, nos dolorosos conflitos de perda e também nas