O Aparelho Ideológico do Direito
Anthony Zahler Abreu da Silva
César Augusto WindischRosemilde da Silva
Prof. Jean Carlos MorellCentro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Direito – Turma DIR24
23/05/2014
CRITÉRIOS PONTUAÇÃO
1. Metodologia e coerência de autoria evitando cópias e plágios. 2. Seguimento do roteiro determinado para este trabalho. RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo da sociologia crítica, mais especificamente acerca do assunto do aparelho ideológico do Direito. Terá algumas considerações acerca do que vem a ser a sociologia, bem como o que é o aparelho ideológico do Direito. Com o presente trabalho, pretende-se fazer considerações acerca da importância do estudo da sociologia como fonte de transformações do capital intelectual do ser humano, no sentido do mesmo vir a entender, de forma plena, os acontecimentos que o rodeiam.
Palavras-chave:Sociologia. Ideologia. Crítica.
1. INTRODUÇÃO
A Sociologia, como é de conhecimento de todos os estudantes, e da sociedade culta, é a disciplina que vem estudar, de forma geral, os movimentos sociais ocorridos ou que estão ocorrendo em determinado meio. Evidente que, tal conceito acima apresentado, é meramente acadêmico. Sociologia vem a ser mais que isso. Inclusive, é de suma importância para os profissionais do direito, que a utilizam como ferramenta para entender a sociedade em que atuam profissionalmente.
Contudo, tendo a sociologia como meio investigativo de acontecimentos voltados ao ser humano, bem como suas interações com o meio ambiente em que vive, tem-se, então, o surgimento da sociologia crítica, ou seja, um ramo da sociologia que vem a ser aquela que busca desvendar a realidade social.
No presente trabalho, ainda, será aportado, de forma sucinta, o tema do Aparelho Ideológico do Direito, ou seja, visa o estudo das formas interpretativas e investigativas dos movimentos ligados ao direito, à Lei, aos costumes sociais, e todas as formas de “controle” social.