A SOCIEDADE E SEUS APARELHOS DE REPRODUÇÃO
A SOCIEDADE E SEUS APARELHOS DE REPRODUÇÃO
Os aparelhos de reprodução da sociedade e os aparelhos ideológicos. Os aparelhos de reprodução são mecanismos criados pela sociedade para manter a sobrevivência e garantir a continuidade da produção. Exemplificando, vejamos os aparelhos repressivos, que tem a função de manter a ordem da sociedade aplicando o poder coercitivo. São eles o exército, companhias de segurança, as polícias, as prisões, os tribunais e o direito em sua parte penal.
Os aparelhos ideológicos são os que usam o poder da persuasão, estes são de difícil identificação. Alguns aparelhos ideológicos: o direito, a escola, a família, a igreja, os meios de comunicação (rádio, tv, jornais, revistas, teatros), as entidades assistências (INSS).
Na análise ao aparelho ideológico do direito, se estudam duas maneiras; a primeira é a maneira positivista-funcionalista, que não pergunta como as leis surgiram, supondo que o direito é como é e, que serão sempre assim em todas as sociedades; a segunda maneira é a histórico-crítica, essa maneira questiona o nascimento das leis, quem a formou, pressupondo que as leis são, porque alguém a quis assim, mas poderiam ser diferentes, são elas; relativas, parciais e respondem a interesses de alguns grupos, ou pessoas.
O aparelho ideológico da escola é criado pelo grupo dominante para produzir seus interesses, sua ideologia. Escola seria instituição superestrutural, usada principalmente por quem detém o poder. Enquanto educação supõe que as pessoas possuem potencialidades próprias, que vão sendo atualizadas, colocadas em ação e desenvolvidas através do processo educativo. O tipo de escola da atualidade é o tipo de escola necessária para que o capital possa se expandir e ter muitos lucros, desenvolvendo mão-de-obra para o capital e relações de dominação e de exploração.
A família é aparelho ideológico,