aparelhos ideologicos
Aparelho ideológico do estado (AIE) mar10 r Raphael Alario
Principal Obra – Aparelhos ideológicos do Estado. Louis Althusser
“Como o dizia Marx, até uma criança sabe que uma formação social que não reproduz as condições de produção ao mesmo tempo que produz, não sobreviverá nem por um ano. Portanto a condição ultima da produção é a reprodução das condições de produção” (ALTHUSSER 1985 p. 53)
Linhas mestras das propostas de Althusser Segundo J. A. Guilhon Albuquereque Não as teses do autor, mas os pressupostos fundamentais que conferem especificidade à sua concepção das relações entre ideologia e instituições.
1- Ideologia – Existência material e não nas idéias (teoria) – Estudar ideologias como conjunto de práticas materiais necessárias à reprodução das relações de produção. Tem como referencia a reprodução.
2- Relações de produção implicam divisão de trabalho, onde cada Ator deve ser reconhecido como necessário pelos atores em jogo. Questões da ideologia = Questões mecanismos ideológicos resulta no reconhecimento da necessidade da divisão do trabalho e do caráter natural do lugar determinado para cada ator social na produção.
3- Sujeição – Mecanismo pelo qual a ideologia leva o agente social a reconhecer o seu lugar. Duplo efeito:
a. O agente se reconhece como sujeito e se sujeita à um sujeito absoluto.
b. Em cada ideologia o sujeito é ocupado por entidades abstratas, Deus, a humanidade, o capital, a nação, etc. Equivalentes em todas as ideologias.
4- Sujeição = Mecanismo ideológico Básico – Não está apenas nas idéias mas existe em um conjunto de praticas, rituais situados em um conjunto de instituições concretas.Embora distintas eles possuem a unidade do efeito de sujeição sobre os agentes sociais ao seu alcance. Sua unidade, entretanto, não lhe é conferida por uma política ou por um comando unificado, mas pela ideologia dominante: São os aparelhos ideológicos do estado.
Formação social é resultado de um