Análises Físico-Químicas, Microbiológicas e Análise Sensorial
CURSO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
PÓLO DE BALSAS
ANÁLISE SENSORIAL DOS ALIMENTOS (1ª ATIVIDADE DE TÉCNICAS ANALÍTICAS E ANÁLISE SENSORIAL)
GRACIANE CARDOSO LEAL
BALSAS - MA 2014
Análises Físico-Químicas, Microbiológicas e Análise Sensorial
Diante de um consumidor mais criterioso, com o desenvolvimento do agronegócio do País e a globalização da economia, os profissionais da área de alimentos têm sido submetidos a sucessivos desafios. Esses profissionais, mais especificamente em laboratórios de análise de alimentos, de instituições públicas e privadas. No Brasil, como em diversos outros países, a rotulagem de alimentos embalados é obrigatória, o que demanda diversas análises físico-químicas. A fim de garantir a qualidade dos alimentos, é fundamental a avaliação de diversos índices físico-químicos em matérias-primas, produtos intermediários e no alimento pronto. Alimentos só podem ser comercializados quando atendem a padrões de identidade e qualidade estabelecidos por órgãos nacionais e internacionais.
O profissional da área de alimentos deve possuir uma série de conhecimentos capaz de levar ao seu público alvo, qualidade em todo desenvolvimento de um produto. A qualidade de um produto alimentar envolve não só os seus aspectos físico-químicos e microbiológicos como também os aspectos sensoriais. Diversos pesquisadores e empresas estão utilizando a análise sensorial para ficar muito próximo do mercado, buscando conhecer antecipadamente o desejo do consumidor, que a cada dia fica mais exigente na busca por alimento de qualidade.
A Análise Sensorial é uma ferramenta usada na contribuição de novos produtos, controle de matéria-prima, comparação de produtos, investigação do envelhecimento e vida comercial, avaliação da aceitação e preferência de consumidores. Os