Relatório - Filme O Elo Perdido
Elena era a chefe da expedição contratada para capturar os pigmeus e leva-los de barco até a Europa. Nesta viagem James observou diversos comportamentos estranhos nos dois, que não aceitavam o fato de terem sido capturados, e mostravam isso em forma de rancor e atos violentos.
Para os estudos, trancafiaram os pigmeus em uma jaula e realizaram exames que continham medições de crânio, tamanho do cérebro, estatura, sexualidade. Eles diziam que os dois eram muito primitivos, seus instintos eram prioritários e a inteligência muito inferior a do homem moderno. Fato que James contestou.
Toko simula um ataque de asma para fugir da jaula e Likola (nome dado à pigmeia) faz uso de uma arma de fogo matando um homem. James descobre que os pigmeus até então considerados como raça inferior, eram tão homens quanto eles. Capazes de demonstrar sentimentos e racionar.
Os pigmeus foram colocados em um zoológico para visitação pública, como animais selvagens. Likola ficou grávida, fazendo com que Fraiser e Alexander descobrissem e desejarem o bebê que ela esperava para realizarem estudos. Ela foi sequestrada, mas James chegou a tempo dizendo que o filho que ela esperava era dele, mentindo para salvá-la.
Por fim Toko morre, na tentativa de matar Alexander. James leva Likola de volta para a sua