empreendedorismo
1 METODOLOGIA
1.1 Levantamento bibliográfico
1.1.1 Levantamento bibliográfico básico
Para a etapa inicial do trabalho, alguns livros foram utilizados com a finalidade de pesquisar o contexto histórico do telejornalismo brasileiro, assim como a evolução da figura do repórter, do âncora e dos comentaristas nos programas jornalísticos da televisão.
A obra Telejornalismo no Brasil: Um perfil editorial (2000), de Guilherme Jorge de Rezende, conta a história dos telejornais no país, desde os seus primeiros passos. O capítulo 9 (Retrospectiva do telejornalismo brasileiro) foi muito importante como fonte de pesquisa para a introdução deste trabalho.
O livro História da Televisão no Brasil (2010), de Ana Paula Goulart Ribeiro, também foi fundamental para a pesquisa, pois fornece informações da trajetória da TV, relacionando-a com o seu contexto histórico e cultural em diferentes épocas. Além de tratar de telejornalismo, a obra conta a evolução dos programas de auditório e telenovelas, fala sobre os bastidores das emissoras e de sua relação com as esferas governamentais nas diferentes épocas.
Manual de Jornalismo para rádio, TV e novas mídias (2013) de Heródoto Barbeiro, e Jornalismo de TV (2005) de Luciana Bistane, serviram como base para entender melhor como se faz jornalismo para a televisão brasileira, quais os requisitos profissionais e técnicos necessários para se produzir um telejornalismo de qualidade e como isso tudo foi evoluindo ao longo do tempo.
1.1.2 Levantamento bibliográfico específico
O livro Roda Viva, 18 anos (2004), conta a história do programa, inclusive dedica um capítulo à época em que Rodolpho Gamberini era apresentador e editor do programa.
A autora Thaís Oyama (2008) explica como um bom repórter deve entrevistar em seu livro A Arte de Entrevistar Bem, com variados exemplos de casos reais, o que permite fazer uma análise crítica do trabalho de Rodolpho Gamberini, assim como auxiliar na realização das