Análise Transaccional
A Importância da Análise Transacional nas
Organizações
Realizador por:
Marco Marques – a21104349
CIÊNCIAS AERONÁUTICAS – Gestão Aeroportuária
Comportamento Organizacional
INDÍCE
Pág:
INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………1
O QUE É A ANÁLISE TRANSACIONAL?...........................................................2
CARACTERÍSTICAS DA ANÁLISE TRANSACIONAL……………………………3
ANÁLISE TRANSACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES……………………………..4/5
ESTILOS DE LIDERANÇA……………………………………………………….….6/7
CONCLUSÃO……………………………………………………………..……………8
BIBLIOGRAFIA………………………………………………………..……………….9
INTRODUÇÃO
Não se pode pensar apenas em qualidade de produtos ou serviços prestados numa organização sem pensar nas pessoas envolvidas neste contexto. O maior desafio decorrente, não está em sobreviver somente estabelecendo regras e novas políticas, mas, sobretudo investindo no bem-estar dos seus recursos humanos, ou seja, nos seus trabalhadores.
Tendo como base esses diversos factores, a Análise Transacional surge como um instrumento de aperfeiçoamento da Comunicação Humana e tem a finalidade de estudar, explicar e, se necessário, mudar o que acontece no relacionamento entre as pessoas.
1
O QUE É A ANALISE TRANSACIONAL?
A Análise Transacional é um método psicológico criado por Eric Berne, psiquiatra
Canadense, em 1958 e aborda aspectos humanísticos, compreendendo o homem na sua essência, considerando algumas particularidades suas, sentimentos e subjetividades Este método fornece um modelo descritivo do funcionamento da personalidade humana, permitindo a compreensão simples e objectiva do nosso estado de Ego e com isso observar os nossos comportamentos nas mais diversas situações.
.
A Análise Transacional é um estudo psicodinâmico, entretanto sua principal diferença em relação à psicanálise é que a pessoa pode modificar seus sentimentos, pensamentos e escolhas pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal (BERNE).
2