violencia contra pessoa idosa
Mesmo com esse avanço em pesquisas, estudos e o aumento do interesse de estudiosos e pesquisadores nas ciências sociais e médicas nessa parcela da população, a mídia continua exercendo influência sobre toda a sociedade supervalorizando os atributos e as vantagens da população mais jovem. “A mídia liga-se às tradições, crenças e mitos, perpassando os valores que convêm aos detentores do poder.” (COSTA, 2007, p.31).
A maneira como a sociedade trata os idosos mostra-se muito contraditória nos dias de hoje. Há uma maioria de pessoas que enxerga o envelhecimento como um fator negativo, uma vez que nos moldes do capitalismo e da visão da sociedade em geral, o valor do homem está relacionado ao quanto ele produz considerando assim como inúteis, peso morto, descartáveis, aqueles que se encontram fora do mercado de trabalho, ganhando uma pequena aposentadoria. Em contrapartida, há aqueles que têm uma visão positiva da velhice, que advém da convivência e da valorização da pessoa idosa por sua história, sabedoria e contribuição às famílias e à sociedade.
Observa-se que a população idosa contribuiu e ainda contribui com a sociedade em que vive e, por esse motivo, deve ser tratada