Contabilidade.sistema de normalização contabilística em portugal
2089 palavras
9 páginas
Escola Profissional Gustave EiffelCurso: Técnico de Gestão
Modulo: 1.3
Sistema de Normalização Contabilística em Portugal
Índice
Sistema de Normalização em Portugal… Pág.2
O meio envolvente da empresa… Pág.3
O Meio envolvente contextual… Pág.4
O Meio envolvente transaccional… Pág.6
A origem da contabilidade… Pág.7
Conclusão… Pág.10
Bibliografia… Pág.11
Sistema de Normalização em Portugal
Com o evoluir da actividade comercial, sobretudo a partir do inicio do Séc. XX, as empresas começaram a abrir filiais, primeiro no próprio país e depois no estrangeiro. Uma das dificuldades que estas empresas sentiram residia na indisciplina ao nível de procedimentos contabilísticos, que não permitiam a leitura fácil e coerente dos dados fornecidos e a sua comparabilidade entre empresas.
Verificou-se, pois, a necessidade de se caminhar para a normalização contabilística.
Assim, em vez de cada empresa utilizar os seus próprios nomes e definições para as suas contas, procurou-se que todas utilizassem os mesmos critérios de forma idêntica.
A normalização contabilística assenta num conjunto de critérios e princípios a seguir pelos agentes económicos que permitem, seguindo as mesmas orientações: * Adoptar um quadro de contas utilizando a mesma nomenclatura; * Utilizar contas cujo conteúdo seja semelhante; * Utilizar Demonstrações Financeiras comuns quer na sua estrutura quer no seu conteúdo; * Efectuar a movimentação das contas de acordo com regras e critérios comuns de mensuração e avaliação dos elementos patrimoniais.
Deste modo, a normalização contabilística permite que:
-no tempo: a empresa utiliza os mesmos critérios de valorimetria durante