Análise textual - hediondez dos crimes hediondos
Vocabulário * Jurídico- Sistemático * Exacerbamento * Justiça-Morosa * Aduziu Autores * Alberto Silva Francos, Crimes Hediondos – 4º Edição, 2000 * Antônio García – Plabos de Medina * Cesar de Fária Júnior * Miguel Realle Júnior Fatos * Movimentos Law and Ordem, década de 70, Estados Unidos da América * Sequestro do empresário Roberto Medina Junho/1990 * Sanção da lei 8.072/90 em 25 de Julho de 1990
Análise Temática Problema * Origem, conceituação dos crimes, efeitos que causaram divergência na doutrina e jurisprudência e divergência com a Constituição Federal. Ideia Central * Levantar os aspectos mais polêmicos da Lei de Crimes Hediondos Ideia Secundária Conceito e desarmonia da lei, focando o contexto social, fatores que levaram a constituição da lei e cada um dos tipos penais etiquetados como hediondos e a ele equiparado.
Análise Interpretativa
A monografia tem como tema aborda os aspectos mais polêmicos da lei dos crimes hediondos, mostrando os efeitos causados na divergência da doutrina com também o afrontamento da nossa carta magna.
Em vista na situação filosófica vimos uma corrente pós-positivista da autora, pelo fato dela considerar que a pena não deveria ser aplicada de forma severa como declara a lei de crimes hediondos, mas sim de forma em que seria certa a punição.
A lei 8.072/90 foi elaborada em virtude do aumento da criminalidade, e em números maiores, os sequestros, roubos, trafico ilícito de entorpecentes, etc. Com isso acabava gerando um sentimento de insegurança em toda a sociedade, então surgiu a ideia de elaboração da lei para que a sociedade voltasse ao equilíbrio.
Assim sendo a autora expressa que as medidas adotadas pela lei, não se importava se tiveram efeito de repressão ou de prevenção, mas para eles o relevante era a tranquilidade dos cidadãos e a opinião publica,