análise swot
TDE - Resenha Comentada
Disciplina: Fundamentos de Marketing
NOVEMBRO
SÃO PAULO/2014
Resenha Comentada
Os autores Angela da Rocha e Fernando Bins Luce, selecionaram dois artigos publicados no Journal Of Marketing dos autores Achorol, Reve e Stern (1983) e de Dwyer, Shurr e Oh (1987) para realizar uma publicação na revista RAE v° 46 n° 03 2006, evidenciando a importância de entender a forma pela qual se formam os vínculos relacionais para passar aos seus leitores como surgiu, desenvolveu-se e perspectivas futuras a respeito desse relacionamento entre compradores e vendedores.
Segundo os autores, este relacionamento é a essência da disciplina de marketing, que surgiu nos Estados Unidos no início da década de 1950 por McGarry, que ao longo dos anos foram despertando mais curiosidade entre os estudiosos de marketing que a partir daí recorreram a diversas fontes teóricas e metodológicas, para buscar inspirações, conceitos e métodos em disciplinas ligada ao estudo social.
Através destas disciplinas tiveram algumas contribuições para o desenvolvimento deste estudo teórico, tiveram que estudar sobre como era o relacionamento entre comprador e vendedor, enfoque de interação e a teoria de redes, que buscam explicar os relacionamentos do marketing industrial.
A teoria de marketing relacional, surgiu através do marketing industrial, que estuda o comportamento do consumidor industrial, isso desencadeou mais curiosidade a respeito da satisfação do consumidor, que até então não tinham essa preocupação neste aspecto tão importante.
De modo geral, as investigações sobre o relacionamento entre compradores e vendedores vêem os relacionamentos a partir de três características: Natureza dinâmica, perspectiva de longo prazo e criação de valor.
Algumas características (construtos) são fundamentais para que se tenha êxito neste relacionamento dentro de uma organização sendo eles: