Análise semiótica da marca Melissa
MARCA MELISSA
1. Signo: Melissa
É a coleção de sapatos de plástico - irreverente e cheia de cores.
A Melissa é uma marca brasileira hoje reconhecida internacionalmente.
Começou apenas com um modelo de sandália nos anos 80, e atualmente lança novas coleções a cada estação do ano. É visível a grande quantidade de cartela de cores em seus modelos, e a busca pelo diferente, jovial e cheio de personalidade em cada um de seus lançamentos.
Seu slogan muda a cada campanha, mas os que mais marcaram foram:
- PLASTIC DREAMS (sonhos de plástico)
- Melissa, o plástico na sua forma mais sedutora
- E a mais atual, de sua última coleção: EAT MY MELISSA
2. Objeto
A Melissa inicialmente era apenas um único modelo de sapato, intitulado Aranha.
Depois a marca acabou expandindo para a criação de vários modelos.
Ela nasceu em 1979, da empresa dos irmãos Grendene, que resolveram se lançar no mercado de calçados feitos de plásticos, se inspirando nas sandálias de pescadores da Riviera Francesa Daí surgiu o primeiro modelo mais tradicional da melissa, o Aranha. O sucesso foi imediato, e foram vendidos nos primeiros 60 dias, 200 mil pares - conseguindo atingir 25 milhões de unidades em um único ano. Foi em 1982 que a Melissa foi lançada como marca, adotando a base de criação de calçados diferenciados, inspirados nas tendências de moda de grandes centros como Paris e Nova York.
Em 1983, começou a criar modelos assinados por grandes nomes da moda internacionais, e então as sandálias começaram a aparecer nas vitrines de todo o mundo. A partir daí, a Grendene começou a investir mais em seus próprios modelos de Melissa, lançando uma nova coleção para cada estação do ano, firmando assim o produto no mercado.
Em 1984 surgiram modelos para crianças também.
3. Interpretante
Cada sapato Melissa que você compra, vem acompanhado de um cheirinho característico, feito para trazer uma memória afetiva dos melhores momentos da vida, uma mistura