Conteudo e Expressao - Trabalho em Grupo
2014
TRABALHO EM GRUPO
PROFESSORA: Cielo Festino
Pergunta:
Considere a relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar.
O percurso do olhar apresenta a relação entre o conteúdo e a expressão. Essa relação de significado e manifestação se encontra presente nos textos não verbais de forma mais impactante do que nos textos verbais, uma vez que as imagens e músicas não somente complementam o conteúdo expresso como também apresentam maior significância em sua contextualização.
Os Planos de Conteúdo e de Expressão estão conectados no processo de significação do texto produzindo efeitos de sentido, sendo que o Plano de Conteúdo, explicaria, justificaria ou geraria pontos de significação para o texto e já o Plano de Expressão é como esse conteúdo se estruturaria nos diversos sistemas, como por exemplo, através das artes, em uma obra (pintura), onde os diversos elementos como os traços, cores, plano, profundidade e a forma com que os objetos estão dispostos para gerar um sentido completo da obra. Portanto é no plano de Conteúdo que é encontrado o conceito da obra e no Plano de Expressão é a maneira da qual o conteúdo vai ser exposto.
O estabelecimento de uma combinação entre um plano de conteúdo e um plano de expressão na leitura de um texto, segundo OLIVEIRA (2005), apresenta tanto o conteúdo quanto a expressão de qualquer texto signicante sem hierarquia entre eles, já que são indissociáveis.
No Plano de Conteúdo, a descrição é feita através do percurso gerativo de sentido e o sentido, segundo PIETROFORTE (2004), é definido pela semiótica como uma rede de relações, o que quer dizer que os elementos do conteúdo só adquirem sentido por meio das relações estabelecidas entre eles.
No Plano de Expressão, segundo OLIVEIRA (2005), a descrição é feita pela análise e articulação dos formantes que reúnem através da atuação sintagmática em um número de figuras da expressão, vindas das combinações dos