ciclo do pdca
PDCA tornou-se popular pelo Dr. Edwards Deming, considerado como o pai do controle da qualidade moderna. Ele sempre refere como o “ciclo de Shewhart”, mas tarde em sua carreira ele modificou a PDCA para PDSA (Plan, Do,Study,Act) porque ele sentiu a necessidade de estudar o processo para poder modifica-lo de acordo com seu planejamento.
O PDCA baseia-se em métodos científicos, desenvolvidos a partir do trabalho de Francis Bacon. O método cientifico pode ser escrito como “Hipótese,Experimento,Avaliação”ou o (Planejar. Executar e Verificar).
E uma ferramenta na gestão da qualidade. Sua aplicação é simples e deve ser feita de modo continuo, e em espiral.
A ideia é que esse ciclo seja aplicado sucessivo para que a mudança seja concretizada e possa levar a novos processos de melhorias em círculos. No caso o P se refere a planejamento , o D á execução do plano, o C se refere á avaliação, e A se refere á ação, aprimorado a execução e corrigindo eventuais falhas.
ETAPAS DO CICLO PDCA
PLANEJAR (Plan) estabelecer objetivos e processos para fornecer resultados de acordo com o projetado (meta ou metas)
EXECUTAR (Do) implementar o plano, executar o processo, fazer o produto, coletar informações de mapeamento, analisar os próximos passos.
VERIFICAR (Check) estudar o resultado atual (medido e coletado anteriormente). E comparar com os resultados esperados.
AGIR (Atc) Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto.
Um dos grandes desafios das empresas de hoje em dia é manter o processo e produtos padronizados para que possa chegar ao maior índice de qualidade e produtividade com a menor perda possível.