ciclo pdca
O Ciclo PDCA ou “Ciclo Deming” é um método de melhorias e uma das primeiras ferramentas de gestão de qualidade, permitindo o controle do processo e tem como foco principal a melhoria contínua. Criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, o “guru do gerenciamento da qualidade”, quem disseminou seu uso no mundo todo. Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada "O" significa observação ou como algumas versões dizem "Segure a condição atual".
Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. Pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um nível de gestão melhor a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do sistema de gestão do negócio.
O PDCA é um aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias, possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e a menor probabilidade de erros nas análises.
As etapas do ciclo PDCA são:
PLANEJAR (PLAN): o primeiro passo é o estabelecimento de um plano, estabelecendo objetivos e processos necessários para se chegar no resultado esperado, a meta. Essa mesma etapa é subdivida em cinco: 1) Identificação do problema; 2) Estabelecer meta; 3) Análise do fenômeno; 4) Análise do processo (causas); 5) Plano de ação.
FAZER (DO): o segundo passo é a implementação do plano (com treinamento dos indivíduos), a execução do processo e a elaboração do produto. É importante que exista uma coleta de dados para posterior analise e que o plano seja rigorosamente seguido.
VERIFICAR (CHECK): essa etapa consiste na analise ou verificação dos resultados e dados coletados. Procurar desvios na aplicação do plano, erros e falhas também é fundamental para a execução do próximo passo (“act”).
AGIR (ACT ou ACTION): a última fase do PDCA é a realização das ações corretivas, ou seja, a correção da falhas encontradas