Trabalho Macuna Ma
MACUNAÍMA
O HERÓI SEM NENHUM CARATER
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria Literária II, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Luzia Aparecida Oliva (Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso) como requisito parcial para a obtenção de nota.
SINOP – 2013/1
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho é uma análise a respeito da obra Macunaíma, descrevendo e analisando sua narrativa e extraindo alguns sentidos quanto ao alcance semântico da obra (por exemplo, que acepções podem ser apreendidas acerca das escolhas estéticas e composicionais do autor, e que relação elas têm quanto a seu pensamento sobre o caráter do brasileiro).
O trabalho será apresentado em três capítulos: o primeiro apresentará uma análise da obra a partir de vieses teóricos e uma contextualização geral da obra, apontando os dados de concepção da rapsódia e ideias gerais; o segundo compreenderá os elementos da análise relativa ao entrelaçamento do maravilhoso com a pesquisa social, e a afirmação de caráter do brasileiro. O terceiro se incumbirá de algumas curiosidades e apresentará as considerações finais.
2. ANÁLISE DA OBRA
Macunaíma, índio da tribo tapanhumas, nasce às margens do rio Uraricoera, na Amazônia. Vive com os irmãos Maanape e Jinguê, até a morte da mãe, quando os três partem em busca de aventuras. O herói encontra Ci, Mãe do Mato, rainha das Icamiabas, tribo de amazonas, faz dela sua mulher e torna-se Imperador do Mato-Virgem. Ci dá à luz um filho, mas ele morre e ela também, logo em seguida.
Antes de virar estrela no céu, ela dá a Macunaíma um amuleto, a muiraquitã (uma pedra verde em forma de lagarto), que o herói perde e vai parar nas mãos de Venceslau Pietro Pietra, o gigante Piaimã comedor de gente, que mora em São Paulo.
Macunaíma e seus irmãos descem para a cidade grande para tentar recuperar a muiraquitã. Em São Paulo, assistimos à descoberta da civilização industrial por Macunaíma e suas lutas contra