Transformadores De Potencial Capacitores E Reatores
INTRODUçÃO
O presente trabalho ira abordar o universo que envolve características construtivas de unidades capacitivas em sistemas elétricos de potência. Ressaltando a análise de normas.
A instalação de banco de capacitores em derivação proporciona uma melhor utilização da rede elétrica, tendo em vista reflexos positivos na qualidade e no custo da energia elétrica entregue aos consumidores. Essa compensação reativa capacitiva pode contribuir para investimentos estruturais na rede, tal como implantação de novas linhas de transmissão.
Os principais benefícios da utilização de bancos de capacitores, tanto no sistema de transmissão e distribuição de energia, quanto em instalações industriais, são:
1. Controle de tensão.
2. Correção do fator de potência.
3. Elevação da capacidade da rede.
4. Redução das perdas.
5. Redução do consumo de energia.
6. Filtragem de harmônicos, quando da utilização de bancos na forma de filtros passivos.
NORMAS TÉCNICAS
Quando se fala em normalização, basicamente existem dois principais institutos: o IEC – International Eletrotechnica Comission, correspondente à parte europeia; e o IEEE – Insitute of Eletrical and Eletronics Engineers, que esta associada aos procedimentos adotados nos Estados Unidos. No Brasil temos a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, responsável pela emissão e controle de normas técnicas.
Insira o nome e o endereço da empresa e qualquer outra informação no lugar do texto de capa.
As principais normas aplicáveis às unidades capacitivas e banco de capacitores são:
1. IEC 60871-1 Shunt capacitor for AC Power Systems.
2. IEEE Std 18 – IEEE Standard for Shunt Power Capacitors.
3. ABNT/NBR 5282 – Capacitores de Potência – Especificação.
UNIDADES CAPACITIVAS
Características construtivas:
Uma unidade capacitiva (capacitores ou latas) é formada por vários elementos capacitivos ou chamada de células capacitivas. Disposto numa configuração série-paralela de