Reconversões da cultura popular pela moda: homenagem ao movimento armorial no festival do jeans de toritama
39771 palavras
160 páginas
1UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE DESIGN
ISABELLA KARIM MORAIS FERREIRA
DESFILE EM HOMENAGEM AO MOVIMENTO ARMORIAL NO FESTIVAL DO JEANS DE TORITAMA.
CARUARU – PE 2011
2
ISABELLA KARIM MORAIS FERREIRA
DESFILE EM HOMENAGEM AO MOVIMENTO ARMORIAL NO FESTIVAL DO JEANS DE TORITAMA.
Monografia apresentada à Universidade Federal de Pernambuco, Centro
Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA), para conclusão do curso e obtenção do título de bacharel em Design. Orientador: Prof.º Me. Amilcar Almeida Bezerra.
CARUARU – PE 2011
3
Catalogação na fonte
Bibliotecário Simone Xavier CRB4 - 1242
F383r Ferreira, Isabella Karim Morais. Reconversões da cultura popular pela moda: desfile em homenagem ao movimento Armorial no Festival do jeans em Toritama. / Isabella Karim Morais Ferreira. - Caruaru : A autora, 2012. 130p.: il. ; 30 cm.
Orientador: Amílcar Almeida Bezerra . Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Pernambuco, CAA. Design, 2012. Inclui bibliografia.
1. Cultura popular. 2. Design - Moda. 3. Movimento armorial. I. Bezerra, Amílcar Almeida (orientador). II. Título.
745.4 CDD (23.ed.)
UFPE (CAA 2012-30)
4
5
“Moda e indumentária são culturais no sentido de que são algumas das maneiras pelas quais um grupo constrói e comunica a sua identidade. São duas entre as maneiras pelas quais os valores e as identidades dos grupos podem ser comunicados tanto a outros grupos quanto aos membros daqueles grupos.” Malcom Barnard “As moças vestem-se de dianas, princesas, damas e rainhas, os homens de reis mouros, cruzados, príncipes e cavaleiros, com máscaras de couro e coroas de lata, espadas de madeira e chapéus de formas estranhas, cravejadas de pedrarias que parecem templos asiáticos. São pobres e belos sonhos do povo, que se veste assim para sonhar com o poder e a glória, cujas portas da vida lhe são trancadas.” Ariano Suassuna.
6
Dedico esta pesquisa a Deus,