Análise semiótica: coca-cola, razões para acreditar
Análise Semiótica do Comercial da Coca Cola “Razões para Acreditar: Os Bons São Maioria.”
Por Nathalia Bustamante
Trabalho apresentado à professora Débora Faccion como avaliação da matéria Tecnologia e Imagem, do terceiro período diurno do curso de Comunicação Social
Juiz de Fora - 2011 –
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise semiótica do filme “Coca Cola – Existem Razões para Acreditar: Os Bons são Maioria”, veiculado como propaganda da marca Coca Cola no ano de 2011. O link para que se possa assistir ao vídeo em sua versão integral e adaptada ao Brasil é: . A análise do produto foi feita segundo o método semiótico descrito por Lucia Santaella. Segundo Santaella (2002), na definição de Peirce, o signo possui natureza triádica, podendo ser analisado em si mesmo, na sua referência àquilo que ele indica e nos tipos de efeitos que está apto a produzir nos seus interpretantes. A escolha dessa propaganda para ser analisada justifica-se pela forte simbologia que ela carrega, por sua perfeição em conteúdo e pela associação com a Coca Cola, lovemark para muitos consumidores, como eu.
PRIMEIRA TRICOTOMIA – EXISTÊNCIA
O filme é iniciado por um texto em branco sobre o fundo vermelho, que só aparece de novo nos últimos 5 segundos. Essa composição passa a sensação de energia, de vivacidade.
Depois disso, pequenos trechos de vídeos com imagens claras e coloridas acompanham os textos que surgem em branco sobre elas. É muito importante para a percepção primária do filme a música: Começando apenas com violão, depois passa a ser acompanhada também por vozes infantis e, mais à frente, por violinos. O coro de crianças é muito impactante, pois enquanto o violão mantém-se em tons baixos o coro entra em agudos, compondo uma sonoridade muito agradável aos ouvintes. A música traz a sensação de paz e comoção. Esses são os quali-signos que podem ser identificados na propaganda.
Ainda a respeito da existência do