Trabalhos
Desde crianças estamos acostumados ouvir a pergunta: o que você quer ser quando crescer? Mas na adolescência esta pergunta possui uma dose de tensão e responsabilidade. O adolescente esta passando por um período de descobertas em varias áreas, aprendendo sobre o que gosta ou não gosta, e normalmente, fica em duvidas sobre que profissão seguir. Esta fase de descoberta pode influenciar na hora do adolescente decidir uma profissão, principalmente se ele não estiver seguro do que realmente quer para sua vida ou não esta acostumado a fazer escolhas e tomar decisões. Por isso é importante que o adolescente procure um orientador profissional, que irá ajudá-lo no processo de autoconhecimento e escolha da profissão.
O adolescente deve observar e descobrir seus interesses, habilidades preferidas, suas limitações e suas aptidões ao mesmo tempo em que busca informações sobre diferentes profissões. É fundamental que ele pesquise o que faz tal profissional, como é sua rotina, com o que trabalha, em que tipo de ambiente, que retornos o profissional tem, quais os pontos altos e baixos de tal profissão, que instituições oferecem o curso, que matérias são estudadas durante o curso, se existe mercado para este tipo de profissional na sua cidade. E principalmente, o adolescente deve perguntar-se: o que esta profissão tem a ver comigo? É isso que quero fazer todo dia, o dia todo?
Muitos jovens ainda escolhem sua carreira pela remuneração que terão e isso é claro, é uma preocupação necessária para a sobrevivência. Entretanto, o salário é um fator importante, mas não definitivo. Não adianta o adolescente iniciar um curso imaginando que é uma profissão que traz muito retorno financeiro, se não tem a menor afinidade com o que esta estudando. Provavelmente, ele vai ter dificuldades para fazer a faculdade e se conseguir se formar.
A escolha profissional é um grande passo na vida de um individuo, pois irá refletir em oito horas diárias por cinco dias na