Diversos
Curso Técnico em Eletromecânica
Professor: Daniel Luzzani
2013
Eletrodinâmica
Força eletromotriz
Ao fazermos uma conexão elétrica entre dois corpos que apresentam uma diferença de potencial, ocorre naturalmente um fluxo de cargas, de modo que em um intervalo muito curto de tempo ocorre o equilíbrio dos potenciais. Para que esse fluxo de cargas se mantenha por meio de um condutor a reposição das cargas elétricas que se deslocam de um corpo para outro é necessária. O mecanismo responsável por repor essas cargas é denominado força eletromotriz (fem). É a energia que promove o deslocamento de cargas no interior da fonte, repondo as cargas em seus terminais e mantendo a diferença de potencial constante por um longo período.
Unidade de medida
A unidade da fem também é o volt (V), e o instrumento que mede a fem e a ddp é o voltímetro. Existem, basicamente, dois tipos de voltímetros: - Analógico - com ponteiro sobre a escala; - Digital - os números aparecem em um visor eletrônico;
Corrente elétrica
A corrente elétrica nada mais é do que o movimento de forma ordenada de cargas elétricas em um condutor ocorrido devido à existência de uma ddp. Para se estabelecer essa ddp entre dois pontos de um condutor, e fazer surgir a corrente elétrica, utiliza-se um gerador, como por exemplo, pilha ou bateria.
Sentido real do movimento de cargas
Os elétrons são as cargas que se movimentam, veja na figura a seguir.
Sentido da corrente elétrica
Sentido convencionado do movimento de cargas, ou seja, do ponto mais positivo (pólo positivo) para o ponto mais negativo (pólo negativo).
Medição da corrente elétrica
O instrumento utilizado para medir a corrente elétrica é o amperímetro, que pode ser do tipo digital ou analógico, podendo ter diversos formatos, variando de um fabricante para outro. O mais recomendado e utilizado é o do tipo alicate, pois não requer que o circuito seja aberto para se fazer a medição, basta envolver