Pesquisa
R
A pesquisa é essencial à prática docente, pois o professor que assume a postura de pesquisador compromete-se com a elaboração própria, com o questionamento, com a emancipação política, com a formação da cidadania, com a criatividade, com a descoberta e com a redescoberta. Só o professor pesquisador tem as condições necessárias para transmitir algo via ensino, pois ele ao questionar, ao se desacomodar, está em constante estado de preparação.
Os profissionais de ensino da Educação Básica não dominam a técnica da pesquisa, por esse motivo é comum se encontrar professores que apenas ensinam, repassando aos seus alunos em um processo repetitivo, que com o passar do tempo vai se tornando cada vez mais ultrapassado desatualizado e incapaz do esforço individual recronstrutivo.
As universidades não devem pensar em formar apenas professores que ainda possuem em seu interior a condição de aluno, mais em formar cidadões cientes de sua importância na sociedade, possam exercer mudanças que beneficiem a todos.
Cada indivíduo deve ser compreendido como construtor e reconstrutor da sociedade em que vive. Sociedadeque, também, está sempre em constante transformação,necessitando assim de novas idéias, práticas e inovações que podem ser cronstru[das e reconstruídas por meio da pesquisa. Dessa maneira, a pesquisa deve ser assumida como uma atitude processual cotidiana, inerente a toda prática que deseja de fato modernizar-se e aperfeiçoar-se, pois quem assume atitude de pesquisa está em const ante estado de preparação.
O propósito de investigação e pesquisa, para o profissional educador é de grande relevância para a produção de mudanças na prática educativa, redimensionando-a complexamente, na busca de tornar o profissional pessoa competente socialmente e politicamente responsável, que busca e constói, constrói e transmite.
O professor atual, deve também comprometer-se com a criatividade, construir alternativas