Gerações de linguagem
A linguagem de programação na epoca em que foi desenvolvidas, era extremamente complexa, de dificil compreenção e, execução, com isso surgiu a necessidade de simplificar todo esse processo laboroso, então se criou palavra que representavam essas instruções complexa, feitas em código binário. Seguido a isso a necessidade de que mais cálculos matemáticos fossem resolvidos e da forma mais rápida possivél, criou necessidade que os softwares para desenvolvimentos de aplicativos evoluisem tanto na linguagem como nos recurosos que dispoem, assim podendo atender as necessidades não só das matérias ligadas a área de exatas mais tambem a problemas comerciais.
DESENVOLVIMENTO
1º Geração, Código Binário ou Assembly
História
O assembly foi à primeira linguagem de programação desenvolvida a qual permitiu que a programação ocorresse com menos erros, apesar de exigir uma capacidade de atenção maior pois, a questão sintaxe deve ser obedecida corretamente. Esta linguagem permite você “comande” o processador diretamente, isso quer dizer que ao invés de usar o codigo máquina ( codigo bináro, lingugem de baixo nível ).
Caracteristicas
A linguagem Assembly é considerada de baixo nível. Isto não significa que seja menos importante ou eficiente que uma linguagem chamada de alto nível - são apenas modos diferentes de se programar e níveis diferentes de atuação. O que posso dizer é que, com uma linguagem de baixo nível como a Assembly, você pilota diretamente a CPU do seu computador - nada de intermediários.
Código Fonte
Uma das características da Assembly é que cada linha do código fonte possui apenas uma instrução para o processador (CPU). Por exemplo, MOV EAX,EDX irá MOVer o conteúdo do registrador EDX para o registrador EAX. Neste caso, a instrução "MOV" é chamada de mnemônico. Os mnemônicos são os "apelidos" das instruções, mais fáceis de guardar na memória do que seu valor hexadecimal ou seu valor binário exigido pelo processador
Exemplo