Análise Escola Liberal e a Escola Keynesiana
Matriz de atividade individual*
!
Módulo: 2
Atividade: 6.2.2
Título: Análise Escola Liberal e a Escola Keynesiana
Disciplina: Economia
Turma:
Introdução
!
Neste trabalho vou apresentar as principais características das correntes do pensamento economico das Escolas Clássica, Neoclássica e Keynesiana. Suas semelhanças, diferenças e as alternativas para a crise atual a partir das teorias Kernesiana e liberal.
!
Características principais da Escola Clássica
!
Os principais representantes da Escola Clássica de Economia Política Adam Smith e David Ricardo e os seus principais preceitos filosóficos estavam fundamentados no princípio do individualismo, da liberdade, da livre-concorrência e do comportamento racional dos agentes econômicos com a mínima intervenção do Estado na economia, tendo como uma das suas teorias o "valor-trabalho" e como base o equilíbrio automático, que ignorava as crises e os ciclos econômicos. Sua característica principal era a produção, deixando em segundo plano a procura e o consumo, e segundo Adam Smith, o objeto da economia é estender bens e riqueza a uma nação.
!
A ideia central da economia clássica é a de concorrência. O mercado em que vigora a concorrência funciona espontaneamente, com a alocação mais eficiente dos recursos e da produção, sem que haja excesso de lucros.
!
Por essa razão, o papel econômico do governo é a intervenção na economia quando o mercado não existe ou quando deixa de funcionar em condições satisfatórias, ou seja, quando não há livre concorrência. Segundo a teoria clássica, na economia concorrencial a oferta de cada bem e de cada fator de produção tende sempre a igualar a procura. Em todos os mercados, o elemento que determina esse equilíbrio entre oferta e procura são os preços (o preço do trabalho, nesse caso, seria o salário).
!
!1
!
Características principais da Escola Neoclássica
!
A Economia Neoclássica é uma corrente de pensamento