Correntes do Pensamento Econômico
Módulo: Módulo 2
Atividade: 1
Título: Posicionamento Crítico – Correntes do Pensamento Economico
Aluno: Rafael Alves de Moraes Melo
Disciplina: Fundamentos da Economia
Turma: T0010_0913
Introdução
O trabalho visa demonstrar as principais características das escolas econômicas Clássica, Neoclássica e keynesiana.
Bem como, a partir disto, apresentar as alternativas para a crise atual se baseando nas teorias keynesianas e do liberalismo.
Características principais da Escola Clássica
O principal nome da Escola Clássica foi Adam Smith, com a considerada primeira grande obra de economia política, o livro “Riqueza das Nações”.
Adam Smith apoiava o não intervencionismo, pois acreditava que era mais prejudicial e via a desigualdade como um incentivo ao trabalho e ao enriquecimento.
A grande contribuição de Adam Smith para o Pensamento Econômico é a chamada “Teoria da Mão Invisível”. Ou seja , acreditava que pelo homem perseguir os seus próprios interesses, beneficiava a sociedade como um todo de uma maneira eficaz, via o mercado como um mecanismo auto-regulador.
Um bom exemplo seria a Inflação que é corrigida pelas leis de oferta e procura, conduzido pela “Mão Invisível”.
Para Smith, o Estado deveria desempenhar 3 funções: manutenção da segurança militar, administração da justiça, erguer e manter certas instituições públicas.
Outro grande nome da Escola Clássica e seguidor de Smith foi David Ricardo, este, se voltou mais para as questões dos preços, inicialmente, tentou analisar a natureza da Inflação em Londres, que , segundo ele, ocorria devido o Banco da Inglaterra não restringir a emissão de moedas.
A principal contribuição de Ricardo para a ciência econômica foi o “Princípio de Rendimentos Decrescentes”.
Características principais da Escola Neoclássica
Surgiu com a Revolução marginalista, perto do fim do século XIX, onde a idéia central era baseada no princípio marginal, o foco era a margem de lucro.