Análise do poema sujo de ferreira gullar
O presente trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica existente no Poema Sujo de Ferreira Gullar, escrito durante o tempo em que o poeta se encontrava no exílio, esse poema desde a sua publicação em 1976 foi classificado como um dos melhores poemas brasileiros do sec. XX. A temática de tal empreendimento poético é a narração condensada e selecionada pela memória de toda a sua trajetória, em especial a vida em sua cidade natal (São Luís do Maranhão), verificando também que o poema se configura como uma espécie de fala da memória marcada pela ação do tempo. Nesse poema de extrema beleza e clareza discursiva, pode-se perceber através dos elementos relembrados pelo poeta alguns temas frequentes na poesia de Ferreira Gullar, tais como corpo, cotidiano, linguagem entre outros.
Sutil e habilmente, Gullar consegue elaborar poemas que, de certo modo, estampam a realidade do país em uma determinada época sem transformar a poesia em um amontoado de lamentações, um exemplo disso é o Poema Sujo.
Através da poesia, o poeta pôde fazer todos os questionamentos que sempre o angustiaram e perseguiram, transformando em versos as dúvidas de um homem que se reconhece pequeno diante dos mistérios que o cercam, de alguém que não consegue conceber a desigualdade como algo natural e aceitável e que, exatamente por isso, precisa se posicionar de alguma forma o que ele faz através da palavra.
Desde que aprendera com Drummond a fazer uma poesia que não era mais a dos anjos e das estrelas, mas a da vida cotidiana, Gullar usou essa técnica para construir uma nova forma de ver e fazer arte. Afinal, ainda em São Luís aprendera que o poeta moderno reconhecia-se um homem comum, igual aos demais e que encontrava a poesia em situações que qualquer outra pessoa poderia viver
Ao discutirmos parte da poética de Gullar, procuramos buscar os pontos-chave que a nortearam e que configuram sua temática considerando o papel não somente literário mas também social.
Gullar