Literatura
1- Como vimos, a poesia de Ferreira Gullar apresenta fortes traços do Concretismo, contudo, distanciando-se radicalmente deste, ao projetar-se engajada e crítica do Homem e do Mundo. Assim, procure desenvolver e justificar isso a partir da análise de “amostras práticas” de alguns poemas de Gullar.
2- Fundamental para a poesia de Gullar, a de Carlos Drummond de Andrade converte-se, a partir de 1930 em “cabo-guia” para os poetas contemporâneos de Drummond e também para posteriores. Pois bem, comente livremente a poética drummondiana, amparando suas ideias em excertos poéticos.
3- Escreva uma breve apreciação do Incidente em Antares, abordando, aleatoriamente, estes aspectos:
a- Uma linguagem perfilada pelo gênero crônica.
b- a confluência do histórico com o ficcional.
c- A abordagem fantástica do acontecimento nuclear da narrativa.
1- Ferreira Gullar iniciou suas obras utilizando “textos” em formas variadas ((...) acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.) sendo uma forte característica do concretismo.
Ele usa esse recurso para dar ênfase e um sentido amplo não somente ao conteúdo, mais sim em todo o contexto avaliado, podemos visualizar esse trabalho no poema Abaixo:
[pic]
No passar do tempo Gullar distancia-se do concretismo mas não de forma geral, ele permanece no gênero, mas utilizando uma forma mais sutil abordando as demais características do concretismo como a racionalidade e a rejeição pelo expressionismo engajada á crítica do Homem e do Mundo.
Poema obsceno
“Façam a festa cantem e dancem que eu faço o poema duro o poema-murro sujo como a miséria br asileira Não se detenham: façam a festa
Bethânia Martinho
Clementina
Estação Primeira de Mangueira Salgueiro gente de Vila Isabel e Madureira todos façam a nossa festa enquanto eu soco este pilão este surdo