Análise do livro Gramática em Textos
De acordo com Antunes (2007) devemos analisar o texto em seu todo, para ter a compreensão do assunto que está sendo abordado. Desta forma o professor também tem que intervir, ou seja:
- Contar histórias, inventando-as ou reproduzindo-as;
- Relatar acontecimentos;
- Debater, discutir, acerca dos temas mais variados;
- Argumentar, concordando e refutando;
- Emitir opiniões;
- Justificar ou defender opções tomadas;
- Criticar pontos de vista;
- Colher e dar informações;
- Fazer e dar entrevistas;
- Dar depoimentos;
- Apresentar resumos;
- Expor programações;
- Dar avisos;
- Fazer convites;
- Apresentar pessoas.
Assim podemos concluir com Antunes (2007) que todos esses pontos ajudam os alunos a desenvolver um conjunto com o professor e a interpretar as atividades de forma coerente. Azeredo (2007) iguala-se a Antunes ao pontuar práticas para um melhor entendimento, com “atividades comunicativas”, tratadas por ele como Competências Cognitivas:
- Histórico;
- Cultural;
- Lírico;
- Gramatical;
- Interacional;
- Textual.
Todas essas características dever ser desenvolvidas naturalmente sob base de interação cultural-histórica no decorrer da vida do indivíduo. O livro A Gramática em Textos de Leila Lauar Sarmento está dividido em partes, sendo estas: língua comunicação, discurso, fonologia, ortografia, morfologia, sintaxe estilística e dificuldades lingüísticas. O exercício do qual iremos trabalhar trata-se de aspectos tradicionais. O mesmo faz com que o aluno não desenvolva suas habilidades críticas e de interpretação. A atividade a ser analisada no livro escolhido encontra-se na página 373, retrata uma história em quadrinhos que está presente em imagem e diálogos, porém as alternativas da questão se referem a partes da história isoladamente. Com isso