Construção de Conjunto Habitacional em Áreas de Mananciais na Ilha de São Luís - Maranhão
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Prof.º Lúcio Antonio Alves de Macêdo
Construção de Conjunto Habitacional em Áreas de
Mananciais na Ilha de São Luís - Maranhão
São Luís - MA
Março / 2014
Universidade Ceuma
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Prof.º Lúcio Antonio Alves de Macêdo
Construção de Conjunto Habitacional em Áreas de
Mananciais na Ilha de São Luís - Maranhão
São Luís - MA
Março / 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3. CONCEITOS
4. CARACTERIZAÇÃO DO CONDOMINIO – ESTUDO DE CASO
5. PRINCIPAIS PROBLEMAS
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
A água é uma substância líquida incolor, inodora e sem sabor, composta por hidrogênio e oxigênio, essencial para nossa sobrevivência.
As águas utilizadas para consumo humano e para as atividades sócioeconômicas são retiradas de rios, lagos, represas e aqüíferas, também conhecidas como águas interiores.
O Planeta Terra é o único planeta do Sistema Solar, com dois terços da superfície, ou 71% coberto por água, sendo que dessa porcentagem, 97% é água salgada do mar e 3% é água doce dos rios.
Fig. 1 - Geografia Física: Estudo dos elementos naturais da terra
As fontes hídricas na superfície terrestre são bastante abundantes, porém de má distribuição. Em algumas áreas dessas fontes hídricas as suas retiradas são maiores que a oferta, causando um desequilíbrio nos recursos hídricos disponíveis.
Essa situação tem acarretado uma limitação em termos de desenvolvimento para algumas regiões, restringindo o atendimento às necessidades humanas e degradando ecossistemas aquáticos. Os recursos hídricos são de grande
importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas como nas lavouras, abastecimentos públicos e indústrias.
As águas das bacias hidrográficas na ilha de São Luís não são confiáveis e recomendáveis para o consumo da população por não