Análise do livro didático do ensino médio - literatura
Trabalho apresentado com requisito de avaliação à produção de conhecimento – Didática e Avaliação - LM ou LE, curso de Pós -graduação - Metodologia do Ens. De Língua Port. e Estrangeira. Pólo de São Mateus do Sul.
São Mateus do Sul
2010
Introdução Através do desenvolvimento deste trabalho procura-se analisar o livro didático público de língua portuguesa e literatura. Inicialmente, através da carta do Secretário de Estado da Educação do Paraná, Mauricio Requião de Mello e Silva em apresentação do livro didático público 2006, ele fala do livro sendo, resultado de um projeto baseado nos PCNS, nas Diretrizes da Língua Portuguesa e no estudo desenvolvido em sala de aula pelos professores autores. Pois este foi executado através do trabalho coletivo de professores convidados da rede estadual de ensino e do ensino superior, visando atender a escassez de materiais didáticos de qualidade no ensino médio.
O livro didático público foi proposto para ser usado parcialmente ou totalmente. Vale lembrar, que não o livro didático serve como apoio nas aulas a serem dadas. Os professores devem usar esse material de Ensino-aprendizagem, para as suas consultas, reflexões e formação contínua. Propõe também a socialização dos saberes. Está bem explícito no livro, que o objetivo do projeto ultrapassa-o. Os alunos e principalmente os professores, serão convidados a interagir e desafiados a estudar além do que o livro traz em suas páginas. Há uma preocupação em escrever textos que valorizem o conhecimento científico, filosófico e artístico, bem como a dimensão histórica das disciplinas de maneira contextualizada, ou seja, numa linguagem que aproxime esses saberes da realidade.
Assim, observamos que é possível estudar vários autores/escritores dos períodos e gêneros da literatura no livro didático público, pois ao longo do livro os autores contemplam o aluno