Análise do filme a sociedade dos poetas mortos
Quanto aos aspectos sociais, pode-se dizer que, a adolescência é uma construção social, criada e mantida pela cultura ocidental por produzir a manutenção da mesma.
Para uma melhor explanação, foi realizado a análise do filme “A sociedade dos poetas mortos”, levando em consideração as características citadas acima.
Observou-se que na etapa em que se refere a adolescência, existem diferenças no que diz respeito ao desenvolvimento do sexo masculino e do feminino. Essas diferenças são observadas claramente entre os personagens do filme, sendo que os meninos possuem uma aparência física ainda em processo de transformação, quanto que as meninas já apresentam uma estrutura física formada. Em geral, as meninas entram na puberdade antes dos meninos, e há inclusive um distânciamento temporal, sendo este de aproximadamente dois anos. Essa diferença também está presente no comportamento de ambos, notando-se que as meninas se mostram mais maduras que os meninos mesmo tendo a mesma idade. Isso acontece porque no inicio dessa fase há uma grande produção de hormônios sexuais fazendo com que os garotos produzam espermatozóides e as meninas amadureçam o primiero óvulo.
No filme, os meninos possuem um aspecto físco semelhante ao de crianças, porém com altura relevante. Na cena em que as meninas entram na caverna para participarem da reunião, é possível perceber que apesar de serem de idades semelhantes, elas possuem um corpo de mulheres adultas, quanto que os meninos ainda não alcançaram a postura física de homens adultos também. É possível reconhecer essa diferença na estrutura física, na cena em que o ator (antes de cometer suicídio), aparece sem camisa e deixa aparecer um físico