Análise do filme SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
1.1- Que tipo de gestão escolar predomina na Academia Welton, colégio em que a trama se passa? Em que momentos este tipo de gestão fica mais evidente? (destaque no mínimo dois trechos e comente-os)
A Academia Welton tem um ensino completamente tradicional e uma gestão autoritária onde tudo o que é imposto deve ser seguido a risca por todos os alunos. Percebemos isso em várias cenas do filme onde fica evidente o autoritarismo presente na escola. Dentre as cenas pode-se destacar:
No início do filme a solenidade que ocorre com os alunos vestidos com trajes formais e brasões.A fala do diretor Nolan exaltando o orgulho pelos cem anos da escola e os pilares de sucesso da Academia mostram um evidente autoritarismo presente;
Na cena em que os alunos perguntam sobre a Sociedade dos poetas mortos e o professor Keating responde que a administração da escola não iria gostar de saber;
Uma das cenas que mais evidencia o tradicionalismo e autoritarismo é quando o diretor bate em Dalton ,em sua sala, com uma régua a fim de fazer com que ele fale sobre os recentes acontecimentos da escola.
1.2- Notamos que Keating, o professor principal do filme, tem uma postura que difere da gestão e rotina da escola. Em que aspectos sua postura incomoda os preceitos da escola? Cite, no mínimo, dois aspectos em que seus princípios pessoais e/ou educacionais entram em choque com os da instituição escolar em que atua e comente-os. O professor Keating, ex aluno da tradicional Academia Welton, leva a escola uma forma diferente de ensinar que acaba por gerar alguns conflitos com a gestão escolar. Em uma das cenas do filme, o diretor Nolan observa através da janela uma das aulas ao livre de Keating e se mostra muito incomodado com a animação dos alunos. Isso enfatiza o fato da Academia ser focada apenas no ensino preparatório para que o aluno seja bem sucedido em sua formação, mas sem incentivar as artes e a literatura.