Graduando
Um Centro Acadêmico serve como espaço de auto-organização dos estudantes. Através dele os estudantes podem se organizar e lutar por seus direitos dentro de seu curso e na universidade, Como espaço institucionalizado é necessário que exista um espaço físico, que servirá para reuniões, assembleias, para estudar e até mesmo para descanso, e também de uma gestão, que representará os demais alunos do curso em reuniões relacionadas ao curso, ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), e em todos os assuntos de interesse coletivo, inclusive o movimento estudantil.
A participação no movimento estudantil torna-se essencial no que diz respeito à conquista de seus direitos, visto que a maioria das vitórias conseguidas pelos estudantes foi através deste e não de maneira institucionalizada. Exemplos recentes foram a ocupação dos CAs de Filosofia e de Engenharia Civil que através da ocupação de salas ociosas no campus conseguiram organizar os alunos e conquistar estes espaços para os demais alunos do curso. O CA de filosofia, por exemplo, após a ocupação da sala conseguiu formar um maior contato com os alunos de diversos períodos e formar sua gestão e hoje tem representação em diversos espaços.
Existe também o repasse das carteirinhas de estudante, cada CA tem direito a três reais de cada carteirinha feita pelos alunos do curso, o restante (R$ 9,00) fica para o DCE e este deveria ser utilizado para a luta dos estudantes pelos seus direitos. Infelizmente o DCE não presta conta deste dinheiro há mais de dois anos e vem adiando a prestação de contas cada vez mais. Este ano, foi dito em reunião com os CAs do campus de Campina Grande que se o CA não buscasse seu repasse numa determinada data, o dinheiro seria revertido para o DCE e o CA não teria mais direito àquele dinheiro (valor das carteirinhas de 1 ano). O que observamos é que não existe interesse do DCE em agilizar as eleições dos CAs, pois uma vez adiada a eleição do Centr Acadêmico o dinheiro