Fonética e Fonologia
Segundo Rousseau,no livro‘’Ensaio Sobre a Origem das Línguas’’:
A palavra distingue os homens dos animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado. Desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a si próprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscarmeios para isso. Gestos e vozes, na busca da expressão e da comunicação, fizeram surgir a linguagem.
A linguagem é “um sistema de signos ou sinais usados para indicar coisas, para a comunicação entre pessoas e para a expressão de ideias, valores e sentimentos”, de acordo Marilena Chauí, em seu livro ‘’Convite à Filosofia’’.
Ainda citando Marilena Chauí “a linguagem estabelece a comunicação entre os seres humanos, isto é, tem uma função comunicativa […] . A linguagem exprime pensamentos, sentimentos e valores, ou seja, possui uma função de conhecimento e de expressão, ou função conotativa”.
A linguagem pode ser verbal, não-verbal ou mista
Verbal – comunicação através da fala e da escrita
Não-verbal – faz uso de desenhos, símbolos, música, gestos, figuras, mímica, postura corporal, placas como meio de comunicação Comunicação gestual - Libras – Língua Brasileira de Sinais – usada para comunicação com deficientes auditivos Comunicação facial
Linguagem Mista
É aquela que utiliza a linguagem verbal e não verbal, simultaneamente. Uma história em quadrinhos ou um cartaz de publicidade são exemplos de linguagem mista. Fonte: http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/
Na história em quadrinhos de Maurício de Sousa e nos cartazes publicitários, fica bem claro como podem ocorrer ao mesmo tempo linguagem verbal e não-verbal, chamada de linguagem mista, ou seja, onde há palavras e figuras.
Língua
Ferdinand Saussure, filósofo suíço e