Análise do filme A Revolução dos Bichos
No trabalho a seguir, iremos analisar o filme “A Revolução dos Bichos”(1999), baseado no livro homônimo de George Orwell, e dirigido por Josh Stephenson, a partir dos conceitos discutidos em sala sobre a Metáfora da Máquina.
2. Sinopse
“A Revolução dos Bichos” se situa na Granja Solar, uma fazenda localizada no interior da Inglaterra, e que mais tarde virá a se tornar Granja dos Bichos. Sr. Jones é um homem beberrão e cruel, que explora seus animais para fazerem os trabalhos da fazenda. Revoltados com tal situação e influenciados pelo sonho de um porco ancião de criar uma granja governada por animais, eles se organizam e começam uma revolução na fazenda. Após a tomada do lugar, os bichos assumem o controle dos processos produtivos da fazenda e criam novas regras, segundo as quais todos os animais são inicialmente tratados como iguais. Esse movimento foi chamado de Animalismo. Com o tempo, eles percebem que administrar o local tem desafios e percalços não imaginados. O filme é inspirado na obra homônima do escritor George Orwell, considerado uma sátira à Revolução Russa.
3. Temática Principal do Filme
O filme “A Revolução dos Bichos”, baseado na obra homônima de George Orwell, tem como sua temática principal as relações de poder, trabalho e igualdade, pautando-se nos princípios da Revolução Russa (1917). A obra pode ser vista como uma referência a qualquer tipo de revolução em que os mais fracos tomam o poder e acabam sendo deturpados por ele.
Orwell, como em uma fábula, faz o uso de animais para representarem os humanos, como, por exemplo, o porco Major, que foi o responsável por iniciar os ideais revolucionários animalistas, assim como Lênin, durante a implantação do socialismo. Além disso, há também a lição de moral passada pelo filme que evidencia as relações de poder, trabalho e igualdade “Todos os animais são iguais. Mas uns são mais iguais que os