trabalho cci e ccb
Relatório de Sistemas Fluido - Mecânicos
UMC
Engenharia
Título do Relatório: Levantamento de Curva característica da instalação (CCI) e Curva característica de bomba (CCB)
Turma 7º B – Eng. Mecânica
Igor RGM:
Guilherme BelliniRGM: 12131402039
Warlen AraesRGM: 12141500545
Wildebrando S.VasconcelosRGM: 12131401131
NOTA
UMC 2º semestre 2014
Objetivo
CCI - Determinar as perdas de carga entre a saída da bomba e ponto próximo da descarga para o medidor de vazão volumétrica na bancada de teste hidráulica e determinar a carga estática “Hest”, para algumas vazões Q (m³/h), efetuando com os dados obtidos a curva característica da instalação.
CCB - Determinar as cargas Hm entre a entrada e a saída da bomba na bancada de teste hidráulica para algumas vazões Q (m³/h), efetuando com os dados obtidos a curva característica da Bomba e comparar o resultado com a curva característica da bomba fornecida pelo fabricante.
Introdução
Curva característica de uma instalação pode ser definida como uma curva gráfica que representa os lugares geométricos que caracterizam a energia por unidade de peso que o fluido necessita ter para que ocorra o escoamento em regime permanente em uma dada instalação a uma vazão Q. Ou ainda pode ser entendido como a curva exponencial que representa a necessidade de carga em função de uma vazão.
Já a curva característica da bomba representa justamente o contrário, podendo ser entendida como a disponibilidade de energia (carga) que a bomba pode oferecer para realização de um determinado trabalho em função da vazão.
Definidas as duas curvas, como veremos no decorrer do trabalho, podemos estabelecer o ponto de funcionamento (simbolizando a carga Hb em função da vazão Q) da instalação para a realização do trabalho em específico. Podemos também, em projeto, obter a curva característica da bomba pelo fabricante da mesma e, levantando a nossa curva da instalação, identificar qual