física II
Ao realizar uma medida de um dado objeto, observa-se que por mais que tenha-se cuidados na realização da medida, sempre estará sujeito a erros, os quais podem ser eliminados através do conhecimento da Teoria de Erros e seus conceitos envolvidos como Algarismos Significativos, em que torna-se possível chegar ao valor mais próximo do verdadeiro com uma certa margem de incerteza. Durante a realização de uma medida necessita-se cuidados e o conhecimento da precisão do instrumento utilizado, após a realização de diversas medidas nota-se que as mesmas não são iguais, e através destas pode-se obter o desvio médio, que determina o valor médio da medida. Enfim, compreende que a utilização da Teoria de erros e algarismos significativos torna-se fundamentais para a realização de medidas que torne-se mais precisas.
OBJETIVOS:
Realizar experimentos utilizando instrumentos de medidas, considerando o sua precisão, aplicando a teoria de erros e algarismos significativos, que possam expressar resultados que sejam mais próximos do valor verdadeiro considerando o erro estimado.
Introdução:
Quando fazemos uma medição de um objeto, Ajustamos uma das extremidades do objeto, com o zero do instrumento de medida. No entanto muitas vezes a extremidade não coincide exatamente com algum número do instrumento (Figura 1). Isso indica que a medida está sujeita a erros, que normalmente não conseguimos eliminar, pois está associado ao processo de medida, mas podemos considerar que essa medida tem um valor verdadeiro com certa margem de incerteza, o procedimento utilizado para estimar esta incerteza é chamado Teoria de Erros.
TEORIA DE ERROS:
GRANDEZAS FÍSICAS:
As grandezas físicas fundamentais são grandezas independentes da outras como por exemplo: tempo, massa e comprimento, etc. Já as grandezas físicas derivadas são aquelas que dependem de outras grandezas para existirem ou seja, elas se derivam de outras pois são formadas por mais de uma grandeza fundamental, como por