A Revolu O Dos Bichos
Aluno: Grazieli Martineli
A história se passa em uma fazenda pertencente a Jones, um alcoólatra endividado, e é narrada por Jessie, uma cachorrinha. A análise deste filme está dividida em duas fases, na primeira relata os maus tratos sofridos pelos animais, o que motivou a Revolução e a segunda retrata as atitudes e intenções dos animais que passaram a liderar a fazenda, que, se considerando superiores aos demais, foram modificando totalmente as regras criadas originalmente.
1ª fase.
O Sr Jones em decorrência de seu vício, agride e maltrata seus animais, que, cansados de maus tratos, se organizam e planejam uma revolução. Os animais se reúnem no celeiro para ouvir os ideais de Casca Grossa, o porco Major, o animal mais respeitado, considerado o mais sábio da Granja do Solar. Major relata um sonho que havia tido na noite anterior ensina que todos os animais devem ser uma unidade e uma irmandade e da importância da luta pelo igualitarismo e por uma sociedade onde os bichos seriam autossuficientes, sendo todos iguais e fala sobre o destino dos animais que nascem, são alimentados até crescerem para depois serem mortos de forma cruel chegando à conclusão de que o homem é responsável pelo sofrimento dos animais e só a remoção do homem do seu meio trará liberdade e igualdade a todos...logo após seu discurso o Major é morto acidentalmente por Sr Jones.
A Revolução sonhada pelo Major tinha por princípio básico a igualdade e, com sua morte, Bola de Neve, um dos porquinhos que sabe ler e escrever, escreve os princípios do animalismo. E, certo dia avançam e atacam os proprietários da fazenda e estes não resistem e fogem para a cidade. Após tomar a fazenda e não estar mais sob o domínio de humanos, os animais instituem um sistema cooperativo e igualitário baseado nas regras do Animalismo, que eram as seguintes:
-Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimiga;
-Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo;