A Revolu O Dos Bichos
Ana Cecília Gromann, 3ºB E.M
A Revolução dos Bichos.
Análise da Obra, aspectos teóricos e comparação com a atual política no Brasil
Embu Guaçu-São Paulo, 27 de Março de 2015.
Introdução
George Orwell
Escritor e jornalista inglês.
‘’Considerado talvez o melhor cronista da cultura inglesa do século XX, Orwell se dedicou a escrever resenhas, ficção, artigos jornalísticos polêmicos, crítica literária e poesia. Ele é mais conhecido pelo romance distópico Nineteen Eighty-Four (1949) e pela novela satírica Animal Farm (1945).’’ - http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Orwell
Animal Farm
‘’A Revolução dos Bichos’’ (Animal Farm), é um romance escrito por George Orwell publicado em 1945. O livro trata de uma sátira à Revolução Russa e à política stalinista, este, faz uma crítica ao regime totalitarista e à ganância do homem. Traz-nos a ideia de que a igualdade entre os homens é algo utópico, pois o desejo e a ânsia pelo poder são maiores.
Desenvolvimento
Enredo do livro
A narrativa começa na granja de Sr. Jones, onde o porco Major possui o sonho de criar uma granja liderada por animais, sem a exploração dos humanos. Major acreditava que o animal não usufruía daquilo que produzia, pois tudo era retirado pelo homem – "a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho"– e em troca, os animais recebiam tratamentos míseros. Guiados pelas ideias animistas do porco Major – que permanecem mesmo depois de sua morte – os animais expulsam os humanos da granja e dominam o local.
Com a morte de Major, dois porcos assumem a liderança da Granja: Bola-de-Neve e Napoleão. Os animais passam a ser guiados por sete mandamentos:
‘’1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro patas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.’’
Após certo tempo, Napoleão