3M estratégico
Filme: Revolução dos bichos
O filme relata a história dos animais que viviam em uma fazenda ao qual era comandada pelo Sr. Jones. Viviam em situações precárias, apesar de haver comida em estoque, os animais passavam fome e trabalhavam incansavelmente dia e noite. Se vendo nessa situação, resolveram fazer uma revolução com base nas teorias de um porco chamado Major.
Com a Revolução, o Sr. Jones e todos os humanos que havia na fazenda foram expulsos pelos animais e foi criado mandamentos a fim de ter uma sociedade com igualdade. Um dos principais mandamentos era que todos os animais eram iguais. O porco Major faleceu e então outro porco chamado Bola de Neve assume o poder na fazenda. Tudo começa a mudar com o Bola de Neve no poder, os animais eram bem alimentados e tinham boas condições de trabalho, porém visando o seu próprio benefício pessoal. Mas eis que outro porco já tinha observado o quão era bom estar no poder e o quanto poderia lhe render benefícios próprios, sabendo disso cria cães treinados para servi-lo e manda então matar o Bola de Neve. Com sua morte, o porco ironicamente chamado Napoleão assume o poder na fazenda, na sua liderança os animais retornam a viver em condições precárias e com trabalho excessivo.
A situação que os animais vivenciam no filme com as más condições de trabalho, a fome e o poder se importando apenas com os seus benéficos pode ser bem comparado com a Revolução Francesa, onde a burguesia apresentava ideias que lhe dava unidade em tudo e onde a igualdade social fica frustrada. O filme relata bem como é vivenciada uma revolução, onde muitos morrem lutando pelos direitos assim como muitos animais morreram lutando com os humanos para que os homens não voltassem ao comando, mostra como a fome predomina no meio dos trabalhadores e como a situação precária de trabalho pode fazer com que muitos venham a falecer, assim como aconteceu com o cavalo que foi levado a sacrifício, pois se acidentou e não poderia render mais