Análise do Filme Divergente
Análise do Filme Divergente
Sinopse: Em um mundo dividido por facções com base em virtudes, Tris descobre que ela é divergente e não se encaixa. Quando ela descobre uma conspiração para destruir divergentes, Tris e o misterioso Quatro devem descobrir o que fazer antes que seja tarde demais .
O filme Divergente nos convida a abordar as hipóteses que derivam de nossas escolhas e o impacto destas em nossas vidas.
No início do filme temos um prenuncio do que veríamos a seguir, mechas de cabelo caindo no chão, simbolizando a ruptura e o renascimento para uma nova realidade.
Mas qual seria essa realidade; como escolher assertivamente sem arrependimentos ou sem consequências prejudiciais a si mesmo e a todos que o cercam?
Trata-se de uma obra de ficção, bastante voltada ao público adolescente e sem grandes pretensões, mas se olharmos pela ótica corporativa, podemos evidenciar o ambiente corporativo, num cenário onde a liderança e as escolhas podem fazer toda diferença entre arriscar novos horizontes ou manter-se na zona de conforto, onde a inércia e a repetição podem representar a morte tanto de uma empresa quanto de seus colaboradores.
A princípio, vamos destacar alguns aspectos evidenciados sobre liderança que são expostos do começo ao fim do filme.
Coerência
A coerência é essencial na comunicação corporativa, pois conduz a raciocínios lógicos e estes geralmente são atemporais. Argumentos reunidos promovem conclusões, assim sendo é possível estabelecer uma relação entre causa e efeito, a compreensão desses elementos proporciona uma visão ampla, destacando as conexões que compõe uma série de escolhas.
Habilidades
Liderar vai além de enxergar amplamente, suas habilidades devem ser expostas, para que possam criar identidade com as pessoas que o cercam, despertando o sentimento de reciprocidade.
Compartilhando experiências é possível solidificar relações, articular a empatia com as pessoas e criar analogias entre as