introdução a economia mercado de eventos
(KOTLER, 2000, p.31)
“Economia craiativa são atividades nas quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.”
(John Howkins,2001)
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. A economia de um país é dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região. O setor primário é tudo aquilo produzido através da natureza, como pecuária, agricultura entre outros, o setor secundário é onde toda a matéria prima se transforma. O setor terciário são serviços, são produtos não materiais que pessoas ou empresas fazem para poder suprir determinada necessidade.
O setor de entretenimento que os economistas chamam de setor criativo começou a ser analisado no Reino Unido em 1990 O objetivo era provar que esses setores têm importante papel para a cultura e o potencial de gerar empregos e riqueza para o país. Foram mapeadas, então, essas indústrias criativas e todas as demais que mantinham relação com elas. Construiu-se, assim, uma visão sobre o peso das cadeias criativas no processo produtivo.
Em um estudo sobre o mercado de entretenimento e mercado de média da América Latina feito em 2010 pela Pricewaterhouse Coopers podemos ver o crescimento desse mercado ao longo do ano.
Segundo o site investimento e noticias, em um noticia publicada em 2014 diz que, a indústria do entretenimento