PLANO DE AULA Monitoria 2
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROFESSOR BARROS ARAÚJO
PICOS – PIAUÍ
PLANO DE AULA
1. IDENTIFICAÇÃO:
CURSO: Licenciatura em Educação Física
TURNO: tarde
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino da Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
PROFESSORA:
PERÍODO: 2015.1
ACADEMICA:
NIVEL DE ENSINO: Fundamental 1, series iniciais. FAIXA ETARIA: 08 anos.
DATA: 21/05/2015
2. CONTEÚDO: Ginástica:
Saltos.
3. OBJETIVOS:
Reconhecer diferentes formas de saltar;
Respeitar os limites dos alunos;
Realizar os movimentos básicos de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se e suas relações com o ritmo em que esses movimentos são executados.
4.PROCEDIMENTOS:
Circuito: bambolê-corda-bambolê-corda. Apresentar alguns objetos (corda e bambolês) aos alunos e iniciar um circuito para que os alunos explorem os saltos nestes objetos.
1º passo: Dispor bambolês pelo chão e pedir que os alunos saltem com os dois pés unidos dentro dos mesmos.
2º passo: Depois de concluir a primeira etapa, os alunos irão pular corda. As professoras giram a corda e os alunos pularão. Em seguida o professor sugere aos alunos mais dois níveis ao circuito.
3º passo: Saltar dentro dos bambolês com um pé só.
4º passo: Pular corda, mas agora em dupla.
Pular corda: A professora com ajuda de alguém irá bater a corda, mas antes uma breve explicação da atividade e questionamento de musicas. Existe uma enorme diversidade de brincadeiras de pular corda em nosso país. Essas sequências variam de região para região em relação aos gestos que compõem as sequências e às músicas cantadas durante a realização. No entanto, o princípio geral é basicamente o mesmo, ou seja, sequências de movimentos realizados em torno de uma corda em movimento (principalmente saltos e giros), acompanhados de uma música cantada por todos. Faça um levantamento com os alunos de todas as sequências de pular corda que eles conhecem. Ajude-os a se organizar em pequenos grupos de 5