Reino Animalia
Não obstante, em sua maioria, os seres que pertencem ao reino animal possuem capacidade de locomoção, sendo divididos em animais vertebrados, ou seja, aqueles que possuem vértebras; e os animais invertebrados, de modo que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal.
Características:
Eucariontes (células com núcleo celular)
Heterótrofos (não produzem o próprio alimento)
Aeróbicos (respiração aeróbica com presença de oxigênio)
Não possuem celulose e clorofila (aclorofilados)
Possuem tecidos e órgãos
Pluricelulares (Multicelulares)
Existência de tecidos: nervoso e muscular
Presença de Celoma (cavidade embrionária)
Principais Filos:
Anfíbios: Animais que passam por uma metamorfose corporal, uma vez que quando nascem possuem respiração branquial e quando crescem adquirem a respiração pulmonar, é o caso dos sapos, rãs e pererecas.
Répteis: Possuem respiração pulmonar e corpo coberto de escamas ou carapaça e vivem na água ou na terra, por exemplo, tartaruga, jacarés, lagartos.
Mamíferos: Corpo coberto de pelos e respiração pulmonar, as fêmeas dos mamíferos possuem mamas, por exemplo, ser humano, gatos, cachorros, etc.
Peixes: Corpo coberto por escamas e respiração por meio de brânquias (branquial), por exemplo, dourado, arraia, tubarão, etc.
Poríferos: Esses animais primitivos vivem na água doce ou salgada. São organismos que não possuem órgãos nem capacidade de locomoção, por exemplo as esponjas.
Cnidários: Vivem em água doce ou salgada e alguns deles possuem capacidade de locomoção enquanto outros são sésseis (fixos). Uma característica que os torna